sábado, 12 de julho de 2008

Sábado animado...


Pela primeira vez em mêêêêêses, eu tenho o fim de semana TO-DO de folga. Mentira. O fim de semana passado também foi todo de folga, mas, poxa, eu estava em José de Freitas, o que não conta muito com tipo, folga.

É realmente emplogante (e ao mesmo tempo não é), saber que amanhã ainda é domingo! Porque, nos dias normais, em que eu não estou de férias, quando eu tenho o dia todo, assim, sem nada pra fazer, é sinal de que o dia seguinte é segunda-feira e amanhã ainda é domingo! Dá pra acreditar num negócio desses? Quer dizer, é claro, dãããã! Todo mundo sabe os dias da semana Lanussa, pelo amor de Deus! Ninguém é atrapalhada com esse tipo de coisa como você. Quer dizer, achar tipo, que sexta é sábado e que terça é quinta é, francamente... Quem é que faz esse tipo de coisa idiota? Não que eu seja idiota. Não totalmente... Ah! O que é que vocês querem afinal? Eu tenho uma vida estressante! Por Deus, eu sou professora! Pro-fes-so-ra! Professores deveriam ganhar prêmios por conseguirem manter a sanidade mental até a hora de se aposentar. Pelo menos a maioria que consegue... Porque, eu não sei se vocês sabem mas, na vizinha cidade de Caxias, no Maranhão, tem uma mulher doida que anda pelada na rua. Pelada eu quero dizer nua, nuinha, como veio ao mundo. Podem acreditar, eu mesma já vi. Não que seja uma coisa muito legal de se ver, se você não é muito chegada em banha e pele flácida... Argh! O fato é que, aqui entre nós, ouvi dizer que ela era professora antes de virar a Doida Pelada e ficou sem juízo por causa do salário baixo. E não, eu não corro o risco de sair pelada por aí. Nem se animem rapazes. Eu tenho a cabeça muito boa. Sério! Esse negócio de me confundir com os dias da semana é... bobagem. Ora, afinal, pra que que serve o calendário do celular?!

Então, como não tinha na-da pra fazer eu resolvi adiantar a leitura do livro da Sophie Kinsella, Samantha Sweet, executiva do lar. E eu li bastante, tanto que eu basicamente nem vi as horas passarem e só falta um pouquinho de páginas, o que me deixa bem triste porque, ora, amanhã ainda é domingo, quando não passa nada que preste na TV e eu não tenho nem pra onde sair, o que quer dizer que eu vou ficar lutando pra não ficar doida durante o decorrer do dia.

E mamãe fez de novo. Eu já disse aqui uma vez o quanto mamãe gosta da minha presença e atenção, principalmente, quando estou lendo. Então ela entrou no quarto e, pasmem, simplesmente sentou na cama ao lado e, tipo, ficou. Sem falar nem nada. Só sentada. E eu fiquei meio pensando: "Mãe, qual é?! Não dá pra ver que eu estou LEN-DO? A senhora pode meditar sentada na cama do SEU quarto." Porque era o que parecia. Que ela estava meditando ou coisa assim.

E eu detesto ler com pessoas presentes. Porque eu simplesmente não posso dar gargalhadas altas nas partes engraçadas, ou fazer comentários feito uma louca que fala sozinha ou falar com os personagens como se eles estivessem presentes. Não que eu não possa na verdade. Eu só, meio que não acho... apropriado.

E aprendi uma palavra nova. É francesa. Cordon bleu. Eu não sei muito bem como se pronuncia mas, simplesmente, amei. E, agora que eu fiz uma pesquisa (o que seria da gente se não fosse esse tal de google...), eu sei que significa fita azul, em francês, e é uma escola de culinária muito tradicional. Olhem só:

"A origem da escola vem da L'Ordre des Chevaliers du Saint Espirit, uma elite de cavaleiros franceses que foi criada em 1578. Cada membro era recompensado com a Ordem do Espírito Santo, a qual suspendia uma fita azul. De acordo com a história, o grupo ficou conhecido por seus banquetes extravagantes e luxuosos, conhecidos por sua vez como "cordon bleu". Enquanto esses jantares foram abolidos pela Revolução Francesa, o nome permaneceu sinônimo de excelente comida. Outra teoria diz que fita azul tornou-se sinônimo de excelência, sendo mais tarde aplicada em outros campos, como a culinária.
O nome foi adotado por uma revista de culinária francesa, La Cuisinière Cordon Bleu, fundada por Marthe Distel no começo do século XIX. A revista começou a oferecer lições especiais dos melhores chefs na França. Em 1895, em Paris, foi aberta a primeira escola, que rapidamente se tornou uma das melhores escolas de culinária do mundo."


Legal, né?

Sinceramente, estou pensando em fazer um curso de culinária na Cordon Bleu. Já pensou? É! Eu podia sim. Passar uns meses na França aprendendo a fazer "foie gras tostado com cobertura vidrada de abricó, cordeiro com hamus apimentado e suflé de chocolate e hortelã com dois tipos de sorvete feitos em casa". Não que eu tenha visto abricó alguma vez na minha vida ou saiba ao menos o que é... hamus. Mas, puxa, a gente deve com certeza aprender isso em Cordon Bleu. Então eu ira ser uma maravilhosa chef de cozinha e iria trabalhar em algum bistrô charmoso em Paris. E usar aqueles aventais de chef e flambar coisas, tipo... bananas e... ahn... coisas! Muito chique. Aliás, tudo que vem da França é muito chique. Menos falar fazendo bico e nossa, vocês sabem como é pescoço em Francês? Pescoço em Francês é Cou e se pronuncia... bem, tentem adivinhar com a mente poluída de vocês.

O negócio é o dinheiro para ir até a França. Eu não tenho. Podia pedir carona! Ah... bem, tem o Oceâno Atlântico e tal... Como é que se consegue carona para atravessar o Atlântico? Poxa, você não pode simplesmente levantar o polegar e... Tá. Viagem de mais. Parou.

E, falando em comida... hoje eu me alimentei péssimamente mal. Minha tia viajou e quando ela faz isso nós meio que só nos alimentamos de bifes e arroz requentado, até quando acaba e a gente tem que passar pro Plano B que é... Ah, meu Deus, FAZER arroz!

Nada! Tô brincando! Eu sei perfeitamente fazer um pouco de arroz. E eu até posso ganhar muito dinheiro com isso, se vocês querem saber. Eu posso vender como arma de guerra pro Osama Bin Laden. É! Ele pode jogar no Sears Tower, já que ele gastou um bocado de aviões com o World Trade Center. O prédio ia cair bem mais rápido que as torres gêmeas. O Bush ia ficar tipo, totalmente i-ra-do com isso. Ele ia meio que dizer: "Puxa! Como nunca pensei nisso antes?" Rá! Novidade, Bush! Há mentes mais brilhantes que a sua. Na verdade, convenhamos... qualquer mente é mais brilhante.

Bem, então é isso! Espero que eu sobreviva ao domingo...

Té mais!

Nenhum comentário: