terça-feira, 11 de março de 2008

Tempo de leitura



Estou descansando um pouco de computador e internet e, conseqüentemente, vou postar menos (ainda) aqui no blog. Resolvi voltar a ler um pouco e desanuviar a minha mente já muito agitada, da enchurrada de informações (inúteis) que isso aqui trás pra gente.

Fazia tempo que eu não tinha tempo pra ler. É. Tempo, aqui, é um negócio muito complicado de lidar. Simplesmente porque eu me recuso a ser escrava desse troço inventado nem sei por quem e tentar (com uma força absurda pois, esse tal de Tempo, quer ser mais forte do que eu. Pode?) fazer a minha própria forma de seguir horários. Tipo, fazer as coisas só quando eu tenho vontade. O que não vem dando muito certo...


Mas, do que que a gente tava falando mesmo??


Ah, sim! Estou lendo um pouco. Uns livros bem legais, por sinal.




Eu gosto de livros. Na verdade, adoro livros. Na verdade sou louca de pedra por eles.


Porque livro, tem tudo o que eu gosto, numa coisa só: palavras, histórias e papel. Eu também tenho uma adoração psicopata por papel. Não me dêem papel de presente. Não me entreguem aquele papel de bala dizendo: "Olha, é pra você. Guarda com carinho, tá?" Nunca façam isso. Eu guardo, mesmo. E o meu armário já está com a lotação esgotada.


Enfim, não há nada melhor que eu ache, do que pegar aquele livro bem pesado, com mais de trezentas páginas e ficar viajando com suas palavras, conhecendo lugares e me afeiçoando a pessoas que não fazem parte da minha vida, que sequer existem de verdade, mas que tocam a minha alma, o meu coração ou que me dão um puxão de cabelo e me fazem ficar com raiva.


Eu sou uma criatura absurdamente participativa, quando estou lendo livros. Eu me envolvo nas histórias. É como se eu fizesse parte daquilo, de verdade.


É por isso que eu escolho com cuidado, o meu tipo de leitura. O que nem sempre, resolve muita coisa...


Eu já tive pesadelos enquanto estava lendo um livro do Sidney Sheldon, porque ele fez questão de descrever com bastante detalhes como estavam os corpos de pessoas assassinadas por uma maníaca obssessiva compulsiva. E também, já tive que parar de ler um livro deste mesmo autor, como forma de evitar um ataque cardíaco, tamanha era a pressa com que batia o meu coração, enquanto eu lia a cena de um julgamento.


Quando eu li As Brumas de Avalon, praticamente entrei em transe algumas vezes... Quando eu li O Diário de Brigdet Jones, eu fiquei maluca que nem ela... Quando eu li Os Delírios de Consumo de Beck Bloom, comprei um monte de coisas que nunca usei, porque estavam em promoção. Quando eu li, O Diário da Princesa, quis ter um namorado igual ao dela e os meus diários ficaram iguaizinhos... Quando eu li Os Anos 40, da Rachel Jardim, me danei a escrever minhas memórias e não cheguei sequer, à segunda página... Quando eu li Para Uma Menina Com Uma Flor, do Vinícius de Moraes, resolvi escrever crônicas... Quando eu li... Não. Melhor parar. Senão o povo vai me mandar lá pro Meduna e eu não sei se lá, eles deixam a gente ler livros...


Bem, o fato é que: livros são minha paixão. É uma coisa que não tem explicação... Não é só gostar de ler... Tem também a estética da capa, a qualidade do papel, essas coisas. Tenho respeito por livros, seja ele qual for. Não risque livros na minha frente, nem machuque as páginas e a capa do pobrezinho. Isso dói no meu coração.



Sei admirar, mais do que o conteúdo do livro, a sua beleza, também. Tem certos livros que eu nunca teria vontade de ler, mas seria capaz de comprar, só porque são bonitos. Eu ficaria satisfeita só de ficar olhando para eles. Não se assutem com isso e nem pensem que é mais uma maluquice minha. Não tem um monte de gente que passa horas olhando para um amontoados de rabiscos em uma tela, sem entender porra nenhuma do que está ali e, assim mesmo, acha lindo? Então. Faço isso com os livros.


A minha maior aflição, quando criança, era aprender a ler. Ainda me lembro da agonia que eu senti quando me deram uma revistinha em quadrinhos, em um passeio à uma fábrica de refrigerantes e eu olhava para aquelas letras sem saber o que elas queriam me dizer.


Então eu tratei de aprender antes de todo mundo da minha turma. Minha mãe, professora, me ensinou em casa e, deste momento em diante, me apaixonei pelos livros.


Me dêem livros de presente. Eu vou amaaaaaaaaaaarrrr. Seja ele de que jeito for: fotografias, poesias, crônicas, romances (ai, ai...), biografias, comédia... E se eu não gostar do que está escrito, vou guardar com todo amor e carinho, assim como eu faço com o meu livro de Ética do Jornalismo (aff...) e os meus livros de matemática (afffffffff...).


Então, vou dedicar esses meus dias à leitura e conhecer mais cidades, mais pessoas, rir sozinha feito uma louca, chorar de repente sem ninguém entender, suspirar de cinco em cinco minutos, sentir vontade de bater em alguém que não existe e saudade, quando a última página chegar...


E, façam isso vocês também, pelo amor de Deus!! Eu recomendo (rsrsrs).

Um comentário:

O Profeta disse...

O Sol abandonou o céu
A Lua ironiza no celeste
Soltas perversas vontades
Cruzam a tua vida agreste


Convido-te a partilhar a minha visão da forma em
como a vida às vezes é perversa para algumas mulheres…


Doce beijo