quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Doida da Lua forno e fogão.



Faz tempo que eu estava atrás de uma boa receita daquelas panquecas maravilhosas que as pessoas comem no café-da-manhã, nos filmes e seriados americanos. São tão bonitas, né? E parecem tão gostosas... E como eu fui acometida de uma febre-de-chef-de-cozinha e passei a pegar receitas novas e experimentá-las também, pensei em tentar fazer essas panquecas.


Então eu tipo, fiz uma pesquisa e coisa e tal e escolhi a receita que fosse mais simples e fácil de fazer, com poucos ingredientes... E achei uma maravilhosa.
Vou colocar aqui pra vocês, se alguém quiser se arriscar pelo mundo culinário...


PANQUECA AMERICANA


Ingredientes:
  • 1 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 2 ovos levemente batidos (a receita diz levemente batidos, mas eu aconselho a bater um pouquinho mais e peneirar as gemas pra não ficar com cheiro de ovo. Pra peneirar as gemas, não raspe com a colher, apenas faça furos nelas e deixe escorrer. Isso impedirá que aquela película que a envolve passe pela peneira e é exatamente ela que dá o cheiro de ovo. Nossa como eu tô inteligente...rsrs)
  • 1 xícara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida (ou 1 colher de óleo)
  • pitada de sal
  • manteiga ou óleo para untar
Modo de fazer:

Misture em um recipiente a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Em outro recipiente misture os ovos, o leite e a manteiga. Acrescente os líquidos aos secos. O ponto da massa não deve ser muito líquido, deve escorrer lentamente. Aqueça e unte a frigideira e coloque a massa no centro, cerca de 1/4 de xícara por panqueca (ou uma concha pequena). Deixe fritar até ficar levemente dourada. Tem que virar a panqueca pra fritar dos dois lados.



Gente, a receita não fica nem doce nem salgada. É porque ela deve ser servida com acompanhamentos como:
  • Manteiga (eu prefiro manteiga de verdade mesmo, não margarina)
  • Mel
  • Caldas de vários sabores... pode ser aquelas que a gente coloca no sorvete.
  • Frutas
  • Geléias


Sugestão de recheio: Bata um pote de iogurte natural com adoçante ou açúcar e essência de baunilha.


Uma vez eu fiz uma geléia de  morango super fácil... É só colocar morangos cortados em cubos com 1 1/2 de açúcar no liquidificador e depois levar ao fogo até apurar. Tem que ficar mexendo o tempo todo até ela engorssar um pouquinho. E a gente até pensa que num vai dar certo mas dá. Tenham fé!rsrs



Eu preferi a minha panqueca mais doce, então eu acrescentei um pouco mais de açúcar. Elas ficam bonitas e gostosas. Só a Ana Carolina, minha irmã, comeu metade das 14 panquecas que eu fiz. E o Herlon comeu o resto, rsrs.



Eu até tirei umas fotos mas, a minha máquina é péssima (rsrs). As fotos ficaram horrorosas! Mas as minhas panquecas ficaram parecidas com essas das fotos, só que eu joguei uma calda de chocolate por cima.


Bem, quando eu tiver outra receita legal eu compartilho aqui com vocês.


É isso aí!

Nenhum comentário: