quarta-feira, 30 de abril de 2008

Aventuras no coletivo...


Ser liso é uma desgraça e, a maior das desgraças de ser liso, é andar de ônibus. Como eu sou uma lisa, eu ainda tenho que me servir deste meio de transporte, onde um monte de gente fica junto e fala ao mesmo tempo.

Já presenciei várias tosquices dentro de um coletivo, tenho certeza que, vocês também... E nem adianta dizer que não anda de ônibus! TODO mundo anda, alguma vez na vida.

Vocês já pegaram um ônibus lotado, numa segunda-feira, às 6h da manhã? Eu já peguei vários ônibus, neste mesmo horário, neste mesmo dia da semana. Gente... Eu me senti dentro de uma garrafa de cachaça durante todo o percurso. Porque, o povo que ficou na farra até altas horas do domingo, por sinal a maioria, ainda estava com a cachaça viva dentro deles e o resto das pessoas, que ainda estavam sóbrias, com certeza ficou embriagada só de sentir aquela catinga.

O pior disso tudo é que, as pessoas não abrem as janelas. Porque, pensa bem... a maioria daquele povo ali, não tomou banho antes de sair de casa. Dá pra ver na cara da pessoa, se ela tomou banho ou não... Então, pelo fato de ter se liberado de entrar embaixo da água fria às 5h, 5:30h da manhã... sente mais frio que as outras, que tomaram banho. Daí, resolvem fechar todas as janelas e o aroma fica TODO preso dentro do ônibus. Não tem nem como não sair "trumbecando" nas pernas...

Já pegaram aquele ônibus lotadíssimo, em que não cabia mais uma formiga sequer e, mesmo assim, o diabo do motorista insistia em fazer parada e colocar mais gente lá dentro? Já foi esmagada por uma gorda, dentro de um ônibus lotado desses? Eu já fui. Já me aconteceu cada coisa...

As crianças, por exemplo, tem uma ligação muito grande comigo. Não é pelo fato de eu, tipo, a-do-rar crianças ou algo assim. Eu já disse que a única criança que eu gosto é da Maria Klara e vice-versa. Mas é uma coisa. Quando entrar alguém carregando uma criança, se tiver lugar vago do meu lado, pode acreditar, ela SEMPRE vai sentar lá. Cara, isso me tira do sério. Porque, elas se mexem demais, gritam demais e quando eu estou com muita sorte mesmo, elas estão lambuzadas com alguma coisa nojenta.

Esta semana mesmo, uma moça entrou no ônibus que eu estava e, mesmo tendo vários assentos vazios, advinha onde foi que ela sentou??? Advinha?? Pois é. O menino devia ter os seus seis, sete meses. E o culumim não se aquietava de jeito nenhum. Chorou o tempo todo e me deu cada chute que eu me lembrei dele durante todos esses dias, a cada vez que eu batia sem querer, no lado esquerdo da minha coxa.

Isso me faz lembrar que, uma vez, eu fui agredida dentro de um ônibus. Eu e todo mundo que entrava nele. Uma crente resolveu que, seria uma boa forma de converter os pecadores, batendo no ombro deles e dizendo: "Jesus te ama". A gente não conseguia saber nem de onde tinha vindo aquilo, por pelo menos uns três segundos. Quando a gente ouvia a pessoa atrás de nós gritar: "Ai!" é que a gente olhava pro lado e via a velha, sentada naquela primeira cadeira reservada aos portadores de nessecidades especiais, batendo em todo mundo. Aquilo doía! E eu via a hora em que alguém mais desprovido de bom humor, revidaria o tapa que a mulher tava dando de presente pra todo mundo.

Mas, assim como essa crente, tem gente que não tem o senso. Não percebe que está dentro de um ônibus e que tem mais pessoas ali e que, não são obrigadas a ouvir tudo o que ela está conversando com a pessoa ao lado.

Eu tenho pra mim que, pessoas que falam alto demais, têm problemas de surdez. Pelo fato de não ouvir bem, ela acha que está falando baixo e aumenta o tom de voz e acaba estourando os tímpanos de pessoas normais que ouvem perfeitamente bem.

Tem sempre um que: primeiro, o celular dele toca e ao invés dele fazer o favor de atender e nos poupar daquele toque rídiculo e absurdamente alto, deixa tocar ainda por uns cinco segundos, como se não tivesse se dado conta de que a droga do celular dele está tocando; segundo, se ele falar um pouco mais baixo, a pessoa do outro lado da linha vai ouvir do mesmo jeito e... a gente não, olha que beleza!

- ALÔ!!! OI!! O QUÊ?? TÔ CHEGANDO!!! ME ESPERA AÍ QUE EU TÔ CHEGANDO!! - Eles sempre estão chegando em algum lugar...

Ontem eu peguei um ônibus e uma senhora não tinha problema nenhum em compartilhar a sua conversa com o resto dos passageiros. Eu ainda nem sei qual a necessidade dela falar tão alto, porque tipo, a pessoa com quem ela conversava estava sentada ali, do lado dela. E achando pouco, de repente, ela colocou a cabeça pra fora da janela e gritou pra alguém no meio da rua:

- ZÉ ROBERTO!! ZÉ ROBERTO!!! - Isso, com o ônibus em movimento, então daí você imagina que ela tinha que aumentar o volume a cada vez que se afastava mais... - VAI PRA ONDE, ZÉ ROBERTO?? AH! VAI PRA CASA DA VÓ DELE! - Falando pra colega dela, ao lado.

E a minha cara ficou mais ou menos assim:

- !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tinha necessidade desta mulher gritar tanto dentro de um ônibus só pra saber que o Zé Roberto ia pra casa da avó dele? O pobre deve ter morrido de vergonha... Só tava indo visitar a vovó, coitadinho... Nada de mais...

No mesmo ônibus, ainda aqui no Bela Vista, bairro onde eu moro, entraram três figuras esquisitas e ricamente enfeitadas com bijuteria de R$ 1, 99. Uma delas sentou na minha frente e, mesmo tendo uma cadeira vazia na frente dela a outra amiguinha sentou atrás de mim. O que não faria a mínima importância, se elas não resolvessem conversar durante toda a viagem... comigo no meio delas. Já a terceira amiguinha, sentou no lado oposto, mas isso também não impediu que as três conversassem alegremente. Eu tava totalmente... "adorando" aquilo.

E, como uma delas estava bem na minha frente, não pude deixar de observar. Primeiro que ela falou pra mulher lá do outro lado:

- Meu feriado vai começar é hoje! - Só pra lembrar... ainda era terça-feira e o feriado só é na quinta.

"Logo vi...", pensei comigo, "só pode ser funcionária pública..."

Ela ia dizer que estava doente ou algo assim e só ia aparecer no trabalho lá pra segunda-feira. Olha só de que nós estamos servidos...

A mulher era tipo, tosca. Começando com os dentes dela que eram terrivelmente afastados na frente. Cara... ali dava pra passar um trêm, sendo que no espaço de baixo dava pra passar DOIS trêns, porque era bem maior. Não contente com aquele detalhe que já chamava bastante atenção pra boca dela, ela me passa aquele batom vermelho-rapariga, que nem as raparigas estão usando mais, a não ser as da Paissandu, claro e que não deixava a gente olhar pra outro lugar que não fosse, a boca dela.

Ela realmente parecia gostar de vermelho porque a produção dela, naquele dia, era quase que exclusivamente desta cor, começando pelo cabelo, indo pro batom, brincos, pulseiras e o esmalte das unhas. Mas... tem gente que é feliz com coisas simples da vida, né? Fazer o quê...

Uma vez um senhor de meia idade entrou no ônibus, vestido numa camisa amarela, daquele amarelo que faz o sol parecer um simples strass. Logo atrás dele, entrou uma mulher com uma blusa da mesma cor. A primeira coisa que me passou pela cabeça foi: "O que é isso? A festa do amarelo?!" e, a segunda coisa foi que, ela era esposa dele e além disso, foi a culpada pela compra daquela peça de vestuário tão... amarela.

Não tem como a gente deixar de observar as loucuras que aparecem dentro dos coletivos de cada dia. Eu nem vivi tantas coisas assim, se comparado com uma amiga minha que já foi alvo do vômito matinal de uma garotinha não muito acostumada com os sacolejos do ônibus, (Viu? Essas crianças...) e, certa vez, o motorista mudou um pouco o trajeto e levou todo mundo pra delegacia por causa de uns arruaceiros que estavam fazendo bagunça lá no fundão. Ela dorava contar essas histórias... rsrsrs

Um senhor, uma vez, não sei porque das quantas, achou que era legal cuspir DENTRO DO ÔNIBUS!! Não uma vez mas, VÁRIAS vezes!! E-ca!!! Que nojo!!!! Homem no-jen-to!! Aff...

Eu num vou nem falar nos epsódios que envolviam cuspe, porque senão... quem vai vomitar sou eu.

Tá. Parou.

É... vida de probre é uma desgraça. E, olha, ainda vou ter que andar MUITO de ônibus, pra saber o que é bom pra tosse. Ai, ai... Queria ter nascido rica, ao invés de ter nascido bonita. rsrsrsrsrsrs

Brincadeira, pessoal!!!

4 comentários:

Manoel Filho disse...

Se eu fosse le contar o que já me aconteceu dentro de coletivos lotados.. é fulerage pra mais de mil!! rsrs. Vou contar só uma, e boa, lógico!!

Uma vez, eu peguei o buzão lá na praça Saraiva no pingo do meio dia, horário que aquele pessoalzim que quer ser, sai d colégio. Peeennse num buzú lotado!! Fiquei colado na traseira de uma menina. Eu tava com vergonha disso mas não podia fazer nada. Era o único espaço que tinha. Derrepente, a "danada" se abaixa num angulo de 45 graus (ficou de quatro mesmo)pra "pegar uma caneta que havia caído". Ainda se esfregou (acho que pra sentir se eu estava "armado").. Acredita?!

Mas eu já passei por cada situação ordinária... Deixemos isso pra lá.. Beijos..

O Profeta disse...

Eu não ando em transportes colectivos, mas acredito que deve ser cá uma aventura...


Doce beijo

Anônimo disse...

entra lá no meu blog. te linquei. na lista e no post de hoje.

abs.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto!!!