segunda-feira, 29 de junho de 2009

Professora, eu?!


É, terminei por aqui a minha longa carreira de professora. Ora, pra quem é professor, um ano e meio é sim, uma longa carreira. Nossa, é um trabalho que leva a sério o significado da palavra... trabalho.

Eu entrei de férias na sexta-feira do meu último trabalho como professora (eu espero que tenha sido mesmo...). Fui me desligando paulatinamente dos lugares onde eu dava aula. Primeiro foi o curso de Inglês, depois a escolinha onde eu dava aula de Inglês pro ensino fundamental e, por último, deixei de dar aula particular para Júlia e Maria Theresa.

Essas duas em particular, vão me dar um pouco de saudades. Eu as ensinei durante um ano e meio e, pelo que eu soube, eu totalmente bati o recorde de tempo como professora dessas duas. Não por elas serem duas pestinhas, elas são crianças normais e até bem comportadas na maior parte do tempo. Eu acho que o problema era mesmo com as outras professoras que não tinham gabarito pra aguentar o rojão (quem me conhece bem e acompanhou o decorrer do meu trabalho naquela casa, sabe bem do que eu estou falando...).

A verdade é que elas são duas princesinhas adoravelmente inteligentes, embora me fizessem querer arrancar meus cabelos de vez em quando...

Maria Theresa então... É surpreendente. Muitos adultos graduados e pós-graduados ficariam envergonhados diante dessa criaturinha de 8 anos. Por quê? Porque ela é bastante instruída para uma criança da sua idade, tem um vocabulário riquíssimo e uma criatividade admirável.

Ela bem me lembra a mim mesma quando tinha a idade dela e eu espero que ela possa fazer muito do que eu não pude, por não ter os incentivos certos ou muito apoio da família.

A Júlia é altamente sensível. Ela se preocupa com os outros e é muito emotiva também, além de ser fera na matemática. O futuro dela com certeza também vai ser brilhante.

Eu deixei pra dizer só na sexta-feira que eu não iria mais continuar com elas no segundo semestre. A Júlia chorou e tentou negociar comigo pra que eu ficasse. A Maria Theresa não acreditou e me pediu muito para que eu reconsiderasse.

Eu gosto daquelas duas garotinhas e vou sentir falta delas e me preocupar com o tipo de pessoa que vai ocupar o meu lugar. Será que ela vai ter paciência com elas? Será que vai ensiná-las direito? Será que ela vai saber aproveitar o talento e a inteligência daquelas duas bonequinhas? Eu espero que sim.

Então, desde sexta-feira eu estou oficialmente desempregada. Depois de um ano e meio trabalhando todo dia eu estou de volta àquela vida de fazer nada. Por enquanto.

Agora eu vou aproveitar minhas últimas férias de verdade porque, no mundo dos adultos, isso não parece ser uma coisa de que eles gostem muito. Afff...

É isso aí!

Nenhum comentário: